Arcadismo! ∞


• O que foi o Arcadismo?

O Arcadismo ou Neoclassismo foi um estilo literário que surgiu no século XVIII. Teve como principal característica a busca por uma vida simples, pastoril, a valorização da natureza e do viver o presente (essa idéia foi por causa das frases de Horácio “fugere urbem” – fugir da cidade e “carpe diem”- aproveite o dia).

• Arcadismo no Brasil!

No Brasil, o arcadismo teve inicio na segunda metade do século XVIII, na mesma época em que na região Minas Gerais estava em pleno auge do ciclo do ouro. E é nesse mesmo momento que acontece a propagação do pensamento iluminista principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais.

Quando falamos em Arcadismo, não podemos deixar de citar alguns dos poetas do brasileiros desse estilo literario, nós podemos destacar Cláudio Manoel da Costa (autor de Obras Poéticas), Tomás Antônio Gonzaga (autor de Liras, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu), Basílio da Gama (autor de O Uruguai), Frei Santa Rita Durão (autor do poema Caramuru) e Silva Alvarenga (autor de Glaura).

Por: Julia

Published in: on November 27, 2010 at 4:14 am  Comments (3)  

The URI to TrackBack this entry is: https://mundodalinguaportuguesa.wordpress.com/2010/11/27/arcadismo-%e2%88%9e/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 CommentsLeave a comment

  1. oi gente, hihi. adoreio blog de vocês, ficou super completo, vocês abordaram grande parte do conteudo do ano.. ficou dez!

  2. gostei, ta bem explicado, de fácil compreensão

  3. muito bom e completo gostei muito


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: