Gregório de Matos~*

   Gregório de Matos  (conhecido também como Boca do Inferno) é o maior poeta barroco brasileiro e um dos fundadores da poesia lírica e satírica em nosso país.  Nasceu em Salvador e depois foi para Coimbra em Portugal onde ensaiou seus primeiros poemas satíricos. Retornando ao Brasil, devido as suas sátiras foi perseguido pelo governador baiano Antônio de Souza Menezes, o Braço de Prata. Dedicou-se as sátiras e aos poemas erótico-irônicos, o que lhe custou alguns anos de exílio na Angola. Voltou doente para o Brasil e impedido de entrar na Bahia, morreu em Recife.
    Com um vocabulário de baixo calão, Gregório de Matos em suas poesias denunciava a sociedade baiana por suas contradições e falsidades e não se curvou aos poderes das autoridades políticas religiosas.  Cultivou três vertentes da poesia lírica: a amorosa, a filosófica e a religiosa.

Lírica Amorosa:
Marcada pelo dualismo amoroso carne/espírito, que leva ao sentimento de culpa no plano espiritual.  A mulher é a personificação do próprio pecado, da perdição espiritual.

→Lírica Filosófica:
Os textos lembram diretamente Camões, pois referem-se ao desconcerto do mundo, às frustrações humanas diante da realidade. Os poemas são marcados pelo Carpe diem.

Lírica Religiosa:
Faz uso de temas como a amor a Deus, ao arrependimento, a culpa, o pecado e o perdão. A língua empregada é culta, com muitas inversões e abundância em figuras de linguagem.

Por:  Eloisa

Published in: on November 26, 2010 at 11:10 pm  Leave a Comment  

The URI to TrackBack this entry is: https://mundodalinguaportuguesa.wordpress.com/2010/11/26/gregorio-de-matos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: