O Quinhentismo no Brasil! ∞

O Quinhentismo é uma fase da literatura brasileira que aconteceu no século XVI, tem este nome pelo fato das manifestações literárias se iniciarem no ano de 1.500, época da colonização portuguesa no Brasil.

Nesse época de colonização brasileira,  a Europa vivia seu ponto culminante no Renascimento, o comércio estava no auge, enquanto o êxodo rural provocava um surto de urbanização. Enquanto o homem europeu se dividia entre a conquista material e a espiritual (Contra-Reforma), o cidadão brasileiro encontrava-se no quinhentismo: a literatura informativa, que se voltava para assuntos de natureza material (ouro, prata, ferro, madeira) feita através de cartas dos viajantes ou dos cronistas e a literatura dos jesuítas, que tentavam inserir a catequese.

A carta de Pero Vaz de Caminha traz a referida divisão dos aspectos claramente expressa, pois valoriza as conquistas e aventuras marítimas (literatura informativa) e ao mesmo tempo, a expansão do cristianismo (literatura jesuíta).
A literatura dos jesuítas tinha como objetivo principal o de catequese. Este trabalho de catequizar orientou as produções literárias na poesia de devoção e no teatro inspirado nas passagens bíblicas.

Mas preciso lembrar também que, durante o período colonial ainda não eram sólidas as condições essenciais para o florescimento da literatura, tais como existência de um publico leitor ativo e influente, vida cultural rica e abundante, sentimento de nacionalidade, liberdade de expressão, imprensa e gráficas. Os livros produzidos por escritores nascidos no Brasil eram então impressos em Portugal e depois trazidos à Colônia.

Por essa razão, alguns historiadores da literatura preferem chamar a literatura produzida até o final do século XVII de manifestações literárias ou ecos da literatura no Brasil colonial.

Fonte: livro “Português: Linguagens de William Cereja e Thereza Cochar”

Editora: Atual Editora

Resumo por: Julia

Published in: on November 25, 2010 at 9:45 pm  Leave a Comment  

The URI to TrackBack this entry is: https://mundodalinguaportuguesa.wordpress.com/2010/11/25/o-quinhentismo-no-brasil-%e2%88%9e/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: