Luís Vaz de Camões! ∞

A história de Luís Vaz de Camões está envolvida em lendas, não se sabe se todos os dados são verdadeiros, sendo que muito deles são apenas suposições. Nasceu em uma familia da pequena nobreza no ano de 1524, ele teve uma ótima educação, tendo provavelmente cursado Humanidades em Coimbra.

Camões frequentou círculos aristocráticos e a boêmia literária de Lisboa. Mas acabou optando pela carreira das armas e combateu no Marrocos, aonde ficou cego de um olho ou mais especificamente, perdeu o olho no combate. Alistou-se na Índia em 1550, mas não chegou a embarcar.

Em 1552, foi preso por se envolver numa briga aonde feriu um funcionário do Paço. Depois de alguns meses, recebeu o perdão através de uma carta régia.

Logo em seguida, embarcou para a Índia. Esteve em Goa, no Golfo Pérsico, em Ternate, e em Macau, onde obteve o cargo de provedor de defuntos e ausentes.

Quando estava na viagem de volta, seu navio acabou naufragando na costa da Conchinchin (no Vietnã). Sabe-se que Camões teria fugido nadando, salvando seus manuscritos (Os Lusíadas). Nesta mesma obra o poeta narrou o episódio do naufrágio no canto X.

Em setembro de 1560, acabou preso por dívidas em Goa. Suplicou em versos ao Vice-Rei dom Francisco Coutinho que o livrasse da prisão.

Depois de alguns anos no Oriente e passando por dificuldades econômicas. Em 1567, aceitou a oferta de um emprego em Moçambique, feita por um amigo que lhe pagou as passagens para sua ida.

Em aproximadamente 1569, Camões retornou a Lisboa. Trazendo consigo os manuscritos do que seria sua obra maior “Os Lusíadas”,  assim procurou um editor para sua obra. Só depois de três anos, sua obra foi editada.  Ele conseguiu uma pensão de aproximadamente 15.000 reis concedida através do alvará do rei de Portugal, a quem sua obra é dedicada.

Luís Vaz de Camões morreu em 1580, mas mesmo com sua fama, seus últimos anos de vida foram de miséria. Sendo assim, seu enterro pago por uma instituição de caridade.

Por: Julia

Published in: on November 25, 2010 at 3:58 pm  Leave a Comment  

The URI to TrackBack this entry is: https://mundodalinguaportuguesa.wordpress.com/2010/11/25/luis-vaz-de-camoes-%e2%88%9e/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: